Com a proposta de incentivar o debate sobre os cuidados dos homens com a própria saúde é que a Campanha Novembro Azul foi criada no ano de 2003. A maior parte das atividades estão voltadas ao câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre a população masculina. Só no ano passado, foram mais de 65 mil novos diagnósticos da doença, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Urologistas avaliam que promover o diálogo a respeito do tema continua sendo um desafio. No entanto, eles destacam a importância da ação como forma de conscientizar o público-alvo da iniciativa.
Por ser tão comum entre a população masculina, o número de mortes causadas pelo câncer de próstata também é elevado. Em 2019, quase 16 mil óbitos foram registrados, de acordo com o levantamento feito pelo Inca.
No entanto, o diagnóstico precoce é o principal aliado no combate à doença. Em casos em que o tumor é detectado em estágios iniciais, as chances de recuperação chegam até 90%.
Apesar da campanha, os urologistas consideram que ainda existe muita resistência, por parte dos homens, em buscarem consultas médicas, em geral. Por conta disso, os atendimentos realizados durante as ações acabam abordando outros aspectos que fazem parte da saúde desta população.
Se detectado a tempo o câncer de próstata tem 90% de cura. Procure o médico não adie cuidar de sua saúde. Previna se
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