A partir de segunda-feira (24), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai suspender, por tempo indeterminado, a realização de perícias médicas necessárias para revisão do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. A suspensão se deu em virtude do aumento de casos de Covid-19 no país, inclusive entre médicos peritos, segundo a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP). De acordo com a portaria, o número de atendimentos diários por médico perito será reduzido de 15 para 12 pessoas.
— Enquanto durar o estado de emergência de saúde pública de relevância internacional a perícia vai trabalhar com uma jornada de trabalho diferenciada como todos os trabalhadores do Brasil estão fazendo — afirma Francisco Eduardo cardoso Alves, vice-presidente da ANMP.
— A redução de atendimento para 12 segurados por dia representa uma redução de cerca de 25% no fluxo da Agência da Previdência Social (APS) diariamente, o que é compatível com as políticas de redução de aglomeração — acrescenta.
Segundo o INSS, as perícias suspensas serão remarcadas para o segundo semestre. A autarquia garantiu que os segurados afetados pela suspensão das perícias continuarão recebendo os benefícios normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário