O Copac atuará em consonância com as políticas de Proteção Social, e contará com uma estrutura operacional que inclui 645 policiais militares, equipados com 56 viaturas, que estão distribuídos em 38 bases. O investimento na sede do Batalhão foi de mais de R$ 3,3 milhões.
“A polícia ideal é aquela que faz bem o seu trabalho, que seja temida pelos criminosos, mas que ao mesmo tempo seja admirada e querida por todos cidadãos de bem. Nós temos que fazer segurança pública com esse olhar social e a Copac cumprirá bem essa função, mais próximos da sociedade, e pelas mãos da nossa governadora, a grande idealizadora desse projeto de prevenção e que tem um olhar social apurado”, destacou o titular da SSPDS.
O novo comando da Polícia Militar do Ceará será diretamente ligado ao Comando Geral da Instituição e terá atuação em todos os municípios cearenses, mas começará com base em Fortaleza e Região Metropolitana. Dentre as ações, terá a primeira sala de mediação da Polícia Militar, experiência inédita no Ceará. Além da primeira sala de atendimento remoto, as vítimas terão acesso aos serviços do Copac por videochamada, sendo posteriormente atendidas pessoalmente pelos policiais.
Comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira, aponta que a Copac é um projeto que nasce já grande, com uma vontade enorme de fazer a diferença na prevenção qualificada da violência. “Já temos uma repressão qualificada através das tropas especializadas com o Raio e Choque. Contudo agora teremos também, uma prevenção ainda mais qualificada com a Copac, divisor de águas na segurança pública especializada do Ceará. Esse comando tem foco em prevenção nas comunidades, é algo que vinha se pensando há algum tempo pela governadora Izolda Cela. Iremos atuar com a teia de retaguarda que deve ser a secretaria de proteção social, órgãos do município e justiça”, disse.
O novo comando terá a sua frente o Major Messias Mendes, destacado pelo comando da PM como “profundo conhecedor do policiamento comunitário, e que conhece todas as nuances da atuação desse tipo de policiamento.” O lema do Copac será “Policiamento comunitário, mais perto e mais seguro”, com o objetivo de torne-se uma referência na comunidade, disponibilizando um serviço 24 horas.
Os princípios do Copac são: territorialização das ações, policiamento especializado em vulnerabilidades; relacionamento do policial com a comunidade; e atenção conjunta da Polícia com as políticas de Proteção Social.
Para garantir o melhor alinhamento com as diretrizes do Governo do Ceará, o Copac terá um Comitê composto por um colegiado do executivo estadual responsável pelas estratégias intersetoriais de enfrentamento às violências nas comunidades.
Será composto por: titular da SSPDS; titular da SPS (Secretaria de Proteção Social); comandante geral da PMCE; representante da Casa Civil; dois representantes do Ceará Pacífico; e pelo comandante do Copac.
Fonte: Gov. Estado Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário