Postagem em destaque

20 de jul. de 2022

SESA define grupos prioritários para vacinação infantil

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou que vai recomendar a priorização de grupos específicos na vacinação de crianças contra a covid-19. Inicialmente, a prioridade é daquelas que forem imunossuprimidas e as de 4 anos. A recomendação deve acontecer desta forma até que o Ministério da Saúde envie todas as doses necessárias para a faixa etária de 3 e 4 anos.

Além disso, a Secretaria informou que ainda aguarda a nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para comunicar a estratégia do Ceará para os municípios. Em nota, a Sesa disse ainda, que todos os 184 municípios do estado devem entregar um levantamento com a quantidade de imunizantes em estoque até o dia 20 deste mês.

Após a entrega do documento, a Saúde do Estado vai enviar aos municípios primeiramente 29 mil doses de Coronavac, que serão utilizadas para administração da primeira dose. A Sesa explicou que por conta do curto prazo entre a aplicação da primeira e da segunda dose, que é de 28 dias, recomenda-se que o Estado e os municípios reservem metade das suas vacinas para a segunda dose.

Atualmente, o Ceará dispõe de um estoque de 64 mil doses de Coronavac e, de acordo com a Sesa, haverá 29 mil doses para serem enviadas aos municípios para a aplicação das segundas doses e outras 6 mil para reserva estratégica estadual. A imunização contra a covid-19 em crianças de 3 a 5 anos de idade foi iniciada em Fortaleza na última segunda-feira, 18. A medida foi aprovada 5 dias antes, na quarta-feira, 13, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para receber a vacina é necessário que o responsável apresente o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança, além de seu próprio documento de identificação oficial com foto.

Nenhum comentário: