A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou nesta quinta-feira (25) uma audiência para discutir políticas públicas para migrantes e pessoas refugiadas. A vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) foi a propositora da discussão.
A preocupação decorre da grande quantidade de pessoas fora do seu país de origem – segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2015, mais de 244 milhões de pessoas se encontram nessa condição. A capital cearense tem recebido cada vez mais migrantes internacionais com crescimento entre 2009 e 2018, conforme dados de acolhimento da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza.
Irmã Idalina Pellegrini, coordenadora da Pastoral do Migrante da Arquidiocese, ressalta que a Pastoral tem realizado um trabalho importante junto a migração internacional. “Nós fazemos a atualização da documentação com essas pessoas oriundas de outros países para que fiquem aptos ao trabalho. Tem um ano e meio que disponibilizamos uma casa de acolhimento com apoio durante 3 meses. Nós fazemos esse trabalho de orientação, da realização do currículo, de encaminhamento para as empresas e buscamos apoio com políticas públicas inclusivas para essa população”, disse Idalina.
Em Fortaleza, as demandas dos migrantes não acontecem de forma diferenciada, conforme explicou Márcia Nogueira, coordenadora de Políticas Públicas de Assistência Social da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). “Se tem uma demanda de vulnerabilidade, o atendimento é feito na rede de proteção básica do município, por exemplo. Se há uma demanda por violação de direito, o atendimento segue como de todo cidadão”, comentou, enfatizando que há mais de mil migrantes e refugiados que passaram pela rede municipal.
A vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) ressalta que o encontro partiu das demandas dos movimentos sociais e essa, em específico, surgiu pela articulação com a Pastoral dos Migrantes. “O nosso maior intuito é garantir o acompanhamento e o censo que dê conta da existência dos migrantes no Ceará.”
Postagem em destaque
26 de ago. de 2022
Câmara de Fortaleza discute políticas públicas para refugiados
![](http://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1pQcQ4sxb6ifJg_TwSHVWmE4wUorrddalFi3WMIPpVSusrYsr-rnXWYZMMXcEBQbPCmpSAKhfNZ62vUk4vPsWoHOWvp9D7vaU5PYSSFr0UjmV63PGGBICwovFMbnyJXQ/s145/Screenshot_20210701-202955_Photos.jpg)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário