A Prefeitura de Fortaleza irá disponibilizar a nova versão do aplicativo “Nina”, uma plataforma que facilita a formalização de denúncias de assédio sexual no transporte público.
A atualização da plataforma, chamada de “NIna 2.0”, foi apresentada pelo prefeito do município, José Sarto (PDT), no Terminal do Papicu. Com a mudança, além da ferramenta estar presente no aplicativo “Meu Ônibus”, ela também poderá ser acessada pela população por meio da rede social “WhatsApp”.
A ferramenta, que foi utilizada como um projeto-piloto desde 2018, é parte de uma política de combate ao assédio sexual idealizada pela Prefeitura e desenvolvida com o auxílio de algumas secretarias da cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), entre março de 2019 e agosto de 2020, cerca de 2.249 denúncias foram feitas por meio do aplicativo na cidade. Apesar disso, na época, apenas 11% delas haviam sido concluídas pelo sistema.
Criado pela pernambucana Simony César, o Nina foi inicialmente pensado para operar no campus da Universidade Federal de Pernambuco, onde Simony estudava. O recurso chegou a Fortaleza por meio do Desafio Inovemob, promovido pela WRI Brasil e Toyota Mobility Foundation e foi então adotado pela Prefeitura
A ferramenta Nina já está disponível para quem tem o aplicativo Meu Ônibus atualizado. Nos últimos dias, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o app estava sendo testado, por isso alguns usuários começaram a ver o botão na tela inicial.
O projeto envolve a articulação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a Coordenadoria de Participação Social, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza e a Delegacia da Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário