Postagem em destaque

7 de out. de 2022

Autoridades cearenses reagem a fala discriminatória de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL), em meio à campanha do segundo turno das eleições contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), associou o desempenho do adversário no Nordeste ao analfabetismo. “Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste”, disse ele. A fala gerou reações a nível nacional, com diversos parlamentares e gestores cearenses também tendo se pronunciado ontem.

O tema diz respeito, de modo particular, à governadora Izolda Cela (sem partido), frequentemente creditada como responsável por índices positivos da educação no estado do Ceará nos últimos anos – em referência principalmente à sua atuação como secretária estadual da Educação. Nesta quinta, ela rebateu que o presidente “não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas”.

“O Ceará, estado do Nordeste, criou há mais de 15 anos o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que vem sendo uma referência para estados e municípios em todo o Brasil. De acordo com os dados do INEP/MEC, o Ceará tem atualmente 87 das 100 escolas com melhores desempenhos no País nos anos iniciais do ensino fundamental”, disse ainda, pontuando que Bolsonaro “destila preconceito e xenofobia com o povo nordestino”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), repetiu argumento de Izolda ao dizer que o presidente “desconhece o Nordeste”. “O Ceará é referência nacional no combate ao analfabetismo e por uma série de políticas que fortalecem o ensino de qualidade para todos.”

O ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT), por sua vez, resgatou mote da campanha de Lula ao responder o mandatário: “Presidente, respeite os nordestinos! Somos um povo trabalhador e inteligente. E grato. Seu comportamento intolerante e desrespeitoso com o Nordeste não nos faz baixar a cabeça. Pelo contrário. Só aumenta nossa força para lutar e voltar a ser feliz de novo.”

Já o governador eleito Elmano de Freitas (PT) retrucou que a resposta “será dada nas urnas dia 30”. “Um presidente que nunca respeitou o Nordeste e que volta a nos atacar. E vai na alma daquilo que mais zelamos: a educação. Não aceitamos seu comportamento preconceituoso e intolerante”, pontuou em mensagem publicada em suas redes sociais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem noção esse louco