Postagem em destaque

27 de mar. de 2023

Grande maioria dos deputados do PDT fazem parte da base aliada de Elmano

O deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), não está preocupado com as divisões internas existentes hoje no PDT do estado. Para ele, o partido efetivamente já integra a base – não só pela maioria dos pedetistas que são governistas no Parlamento estadual, como também pela quantidade de prefeitos da sigla que, segundo ele, querem se manter aliados ao governador petista.

“Se você olhar, 99% dos 66 prefeitos desejam continuar com a aliança, governando com essa parceria frutífera”, diz ele, destacando que a aliança entre PT e PDT soma mais de 12 anos no cenário local. Os pedetistas têm atualmente a maior quantidade de prefeituras no estado, além das maiores bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Contexto
PT e PDT romperam a aliança a nível estadual às vésperas da eleição de 2022, em meio a discussões para definir o candidato pedetista a disputar o Governo do Estado. PT e outros partidos aliados pressionavam pela escolha da então governadora Izolda Cela, para que ela disputasse reeleição, enquanto nomes mais ligados ao partido em Fortaleza e aliados próximos de Ciro Gomes defendiam a indicação de RC. No fim das contas, o ex-prefeito foi escolhido em votação do diretório, efetivando o rompimento e ocasionando o lançamento da candidatura de Elmano por parte do PT.

Após a eleição, com a vitória de Elmano, setores do PDT aceleraram uma reaproximação com os petistas – principalmente aqueles que atuam a nível estadual, na Assembleia e no interior do estado. O apoio do PDT, em meio a isso, era (e segue sendo) considerado fundamental para a aprovação de iniciativas do novo governo, levando em conta que elegeu a maior bancada no Parlamento. A sigla, desde então, foi contemplada com três nomes no secretariado de Elmano e outras indicações para órgãos da gestão, mas nunca chegou a bater o martelo sobre adeir ou não, oficialmente, à base governista, acomodando tanto os aliados de Elmano quanto os de RC.

Nenhum comentário: