O diretório estadual do Agir36 promoveu no salão de eventos do Hotel Amuarama, um grande encontro com todos os seus diretórios ativos no estado. Ao todo estiveram presentes mais de 20 diretórios que estão em plena atividade.
Na abertura do evento o presidente estadual da sigla, Carlos Kléber mostrou se bastante feliz com o evento, e disse que o partido está em plena ascenção.
O evento visa trabalharmos em conjunto com todos os diretórios, esclarecendo as partes burocráticas, afim do preparo de cada um para o pleito de 2024, disse o presidente Carlos Kléber.
Todos os diretórios que compareceram ao evento, mostraram que estão prontos para as disputas majoritários e proporcionais de 2024, tanto na formação de chapa, como cuidando das partes advocatícias e contábeis.
Ao final do evento foram escolhidos dentre os diretórios presentes coordenadores para todas as regiões do estado.
Em sua conversa semanal com os cearenses por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou um pacote de concursos para nove órgãos. De acordo com o chefe do Executivo Estadual, todos os certames estão autorizados para iniciar o processo de seleção. As pastas selecionadas para que sejam realizados concursos são: Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará), CEE (Conselho Estadual de Educação), Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), PGE (Procuradoria-Geral do Estado), SOP (Superintendência de Obras Públicas), PC-CE (Polícia Civil do Estado do Ceará), SAP (Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização), Seplag (Secretaria do Planejamento e Gestão) e Seas (Superintendência Estadual do Sistema Socioeducativo).
Em sua fala, Elmano de Freitas destacou, dentre os concursos autorizados, o da PC-CE. “É a ação mais estratégica para a Segurança Pública. Nós precisamos de informação e investigação aprofundada para o enfrentamento às organizações criminosas. Eu sei da importância de ter a presença efetiva da Polícia nas comunidades e do trabalho de prevenção da juventude, mas nós também precisamos ter inteligência, utilização da tecnologia e investigação, principalmente procurando encontrar e prender os chefes dessas organizações criminosas”, pontuou o governador.
Chamada de professores
Na mesma live desta quarta-feira (25), o governador do Ceará também divulgou, após pergunta do internauta Carlos George, o calendário de chamamento de 637 concursados do cadastro de reserva do último concurso da Educação no Estado. Segundo ele, o edital de convocação está previsto para o próximo dia 30 de novembro com todo o processo sendo finalizado até o fim do mês de janeiro.
“A prorrogação, conforme eu disse, foi feita. A Secretaria da Educação já fez o cronograma para chamar os professores. Nós vamos ter um edital convocando no dia 30 de novembro. Nós fizemos um cronograma para que você seja chamado e que, ao final desse cronograma, você esteja pronto para iniciar o novo ano letivo”, destacou Elmano aos professores, lembrando que o calendário segue com entrega de documentação, perícia médica e locação dos professores.
Depois disso, a publicação da nomeação dos professores está prevista para 15 de janeiro de 2024. A posse deve ser realizada em 26 de janeiro, com o início das aulas do próximo ano letivo marcado para 29 de janeiro.
O grande destaque da semana foi o lançamento da CNH popular para pessoas de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e também para pessoas com deficiência. Todo o processo para a retirada da habilitação será bancada pelo Estado, que investirá R$ 30 milhões. Considerado um sucesso, o programa teve inscrições esgotadas em cerca de 7 horas após a abertura da página de inscrições.
A Prefeitura de Mombaça e a SECULT concluíram o maior Campeonato Mombacense de Futsal do município, evento esportivo que teve seu início em 31 de agosto e contou com a participação de atletas de toda a cidade através dos zonais, totalizando 38 equipes, as quais atraíram um expressivo público.
Os campeões do Campeonato foram o time feminino "Boas de Bola" e o time masculino "Esporte Clube Recreio". Destacando-se como os artilheiros da competição, tivemos Rômulo Lima (T.F.C) e Paloma Silva (Queimadas), enquanto os melhores goleiros foram Raylson Sousa (T.F.C) e Kleyciane (Boas de Bola).
O prefeito Orlando Filho se mostrou bastante satisfeito com a competição. Segundo ele o campeonato foi um enorme sucesso, demonstrando o compromisso da gestão "nossa terra, nosso orgulho" em proporcionar o melhor do esporte para a juventude mombacense. Viva o esporte, finalizou Orlando Filho.
O Dia das Crianças em Mombaça foi assim, repleto de magia, alegria e diversão no "Fantástico Mundo da Brincadeira", noite preparada com muito carinho e atenção para as nossas queridas crianças.
A comemoração reuniu inúmeras crianças do município e contou com a presença do prefeito Orlando Filho, da primeira-dama Lívia Alencar, da vice-prefeita Elidiana Carvalho, da secretária da pasta Fátima Lima, bem como diversas outras autoridades locais.
O vereador Erivaldo Xavier, popularmente conhecido como Consul do Povo, foi agraciado com a medalha José Moreira da Rocha, pelo reconhecimento do governo por sua grande colaboração cooperativa no desenvolvimento das atividades militares do estado.
A comenda se dá por ocasião das comemorações dos 97 anos da Casa Militar.
O vereador disse em suas palavras que sente orgulho em ser reconhecidamente amigo dos militares, e que não mede esforços para ajudar essa classe.
Mombaça investe e cuida das atividades pecuárias, valorizando o campo, os pecuaristas e potencializando a economia. São diversas as ações e programas existentes no município, trazendo desenvolvimento e alimento para a mesa da nossa gente.
São inúmeras atividades patrocinadas pelo município:
* Curso de inseminação artificial para pecuaristas
* Palestras sobre s vantagens da inseminação e seus cuiddos
* Serviços de maquinário pelo * Programa de Silagem
* Programa Filho de Campeão
E muitas outras atividades que o prefeito Orlando Filho e sua equipe da Secretaria de agricultura proporcionam para o desenvolvimento sustentável dos pecuaristas, garantido assim a potencialização da economia do município .
Capim-mombaça é o nome popular do Panicum maximum ou Megathyrsus maximus, uma planta com flor da família Poaceae. O capim é uma gramínea que pode atingir até 1,65 metro de altura e é amplamente utilizado na alimentação bovina. A planta apresenta folhas largas e longas e pelos curtos na face superior. O capim-mombaça é de origem africana, mas foi levado para regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo, onde se disseminou rapidamente.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o capim-mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar do que o capim-colonião, outra planta comum na alimentação de bovinos. A planta tem persistência média de seis anos, com produção animal de 15 @/ha/ano. O ganho médio para bovinos de corte é de 700 quilogramas de peso vivo/ha/ano. Ele apresenta boa palatabilidade e é mais consumido por caprinos e bovinos, sendo bastante utilizado na fase de engorda e em áreas de produção leiteira.
O capim-mombaça tem boa adaptação em quase todo o País, principalmente em áreas com bom regime de chuva e ausência de inverno rigoroso. A abrangência geográfica é maior nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.
Segundo a Embrapa, a planta se desenvolve melhor em solos de média e alta fertilidade, onde se estabelece rapidamente com cobertura total do solo. A gramínea é a mais eficiente na utilização do fósforo disponível no solo.
A semeadura do capim-mombaça pode ser feita manualmente, a lanço ou por plantadeira, a uma profundidade de 2 centímetros a 4 centímetros. Normalmente, realiza-se o entrelinhas de 0,5 metro a 1,0 metro e a compactação da semente. A Embrapa recomenda uma densidade de semeadura entre de 10 quilogramas a 15 quilogramas por hectare, considerando o método de plantio e a qualidade das sementes.
Em consorciação com leguminosas, o plantio pode ser realizado a lanço ou em linhas espaçadas de 1,0 metro a 1,5 metro. A semeadura deve ser realizada durante o período de chuvas, entre outubro e novembro.
O primeiro pastejo deve ser feito entre 90 dias a 120 dias após o plantio. Se bem formadas, a pastagem apresenta capacidade de suporte de 1,5 UA (UA = 450 kg de peso vivo) por hectare (ha) a 2,5 UA/ha, durante o período chuvoso, e de 0,8 UA/HA a 1,0 UA/ha no período seco. A média de ganho de peso por hectare é de entre 350 quilogramas e 600 quilogramas. Os ganhos peso/animal/dia chegam a 700 gramas no período chuvoso e 350 gramas na estiagem.
Os níveis de produção podem variar conforme o solo e as condições climáticas, porém, em ambientes ideais, com solos argilosos e arenosos e com níveis mínimos de fósforo entre 3 ppm e 5 ppm, podem alcançar 33 toneladas de matéria seca/ha/ano, com 13,4% de proteína. 60% dessa produção ocorre no período chuvoso e outros 40% durante a estiagem.
Indica-se que o capim esteja com altura mínima entre 60 centímetros a 80 centímetros para que seja iniciado o pastejo, e que seja interrompida com alturas entre 30 centímetros e 40 centímetros. Isso garante que a gema apical do capim não seja comida, o que prejudica o pasto.
Benefícios ambientais do capim-mombaça
Devido às suas características químicas, o capim-mombaça ajuda na recuperação de pastos degradados e é recomendado na diversificação de pastagens. Ele é reconhecido como um adubo verde, que enriquece o solo com nitrogênio, por isso está sendo bastante utilizado em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), com o capim-mombaça fazendo as entrelinhas com outras árvores ou hortaliças, que se beneficiam do acúmulo da matéria orgânica nas bordas.
O Secretário de Habitação de Fortaleza e presidente do Agir Ce, Carlos Kléber esteve reunido na tarde de hoje com o Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, em Brasília, para tratar de demandas habitacionais da cidade de Fortaleza.
A reunião foi muito proveitosa, porque foram tratados assuntos diretamente ligados as iniciativas do Governo Federal na área da habitação que irão beneficiar diretamente a capital cearense.
Segundo o secretário Carlos Kléber, o Ministro reafirmou ainda o compromisso do Governo Federal em trabalhar em parceria com a capital cearense para que nossas demandas sejam atendidas.
A Prefeitura de Fortaleza prorrogou as inscrições do concurso público para a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) até o dia 22 de outubro. O certame é organizado pelo Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) e prevê um total de 128 vagas para o cargo de agente municipal de operação e fiscalização de trânsito.
Para concorrer, os interessados devem ter ensino médio completo com conhecimento específico na área de trânsito e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”.
O concurso será realizado em seis etapas, constituído de prova objetiva, prova de avaliação psicológica, prova de capacidade física, curso de formação profissional, procedimento de heteroidentificação (para candidatos negros) e procedimento biopsicossocial (para candidatos com deficiência).
Os candidatos aprovados, após os processos de convocação e nomeação, serão lotados na AMC, obedecendo à ordem crescente de classificação final. A carga horária do agente de trânsito é de 240 horas mensais com remuneração no valor de R$ 5.561,89.
Mais informações Diretoria de Concursos e Seleções (Dices) Endereço: Av. João Pessoa, 5609 – Damas Telefone: 3433.2979
A ação é uma iniciativa inserida no eixo de Desenvolvimento Econômico do trabalho social da política habitacional_
A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), um curso na área de corte e escova de cabelo feminino. A formação leva conhecimentos práticos e teóricos sobre o tema para famílias contempladas com melhorias habitacionais na área do Projeto Vila do Mar, localizado no Pirambu.
Segundo a Coordenadoria de Programas Sociais da Secretaria (Cops), 20 alunos participam do curso, que tem carga horária de 40 horas/aulas, com duração de 10 dias. A atividade integra as iniciativas promovidas a partir do eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do trabalho social executado pela política habitacional de interesse social.
O trabalho social tem como objetivo principal viabilizar a capacitação e qualificação profissional, bem como fomentar o empreendedorismo entre os moradores de áreas que são alvos de intervenção da política habitacional desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza.
De acordo com o secretário titular da Habitafor, Carlos Kleber, o trabalho social vem proporcionar serviços e oportunidades, uma vez que leva capacitação para os moradores e colabora para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras. “Através deste trabalho social, estamos dando condições para que as pessoas possam desenvolver o que estão aprendendo e estarem capacitadas para o mercado de trabalho”, acrescenta o gestor.
Para a empreendedora Alinne Paiva, esse curso é um presente para buscar novas oportunidades. “É um curso maravilhoso para nossa comunidade, porque as mulheres que estão aqui querem aprender para começar um novo negócio e trazer nova renda às nossas famílias. Esperamos que venham mais cursos, só temos a ganhar com mais conhecimento”, disse.
A juíza Maria de Fátima Bezerra Facundo, da 28ª Vara Cível (SEJUD 1º Grau), deferiu a tutela de urgência solicitada pelos membros do Diretório Estadual do PDT no Ceará, encabeçados pelo senador Cid Gomes, destituídos na última sexta-feira 06), pelo Diretório Nacional.
Com a decisão, o antigo Diretório tem seu mandato restituído até 31/12/2023, conforme Reunião da Executiva Nacional de 06/12/2022, “preservando-se todos os atos praticados pelo Diretório Estadual aqui reestabelecido, até ulterior deliberação deste juízo”, conforme o despacho da juíza Maria de Fátima.
A juíza determina, ainda, “que o Diretório Nacional do Partido abstenha-se de constituir Comissão Provisória do PDT/CE, caso essa já tenha sido indicada, que se suspenda os efeitos da indicação, restituindo os Autores aos seus status quo ante dentro da agremiação”.
Ficam, portanto, reestabelecidos os mandatos dos 84 integrantes do PDT Ceará até o final de dezembro. Antes de serem destiuídos, 49 deles haviam assinado documento de convocação de nova eleição para a presidência.
Para o Presidente Toim Braga, um sonho de dimensões gigantescas realizado. Fazia parte do plano de trabalho e metas de sua gestão , proporcionar a vereança cearense uma sede própria, e isto se concretizou.
Não tenho palavras para agradecer, primeiro a Deus e ao governo do estado, pela concretização deste sonho, disse o presidente Toim Braga.
Os atendimentos serão diários, e tiveram início ontem, segunda(9), sempre nos horários de 8hs às 13hs
Confira o novo endereço da UVC Ceará
Rua Cônego Braveza esquina com Antônio de Castro Cidade dos Funcionários
Após erro na contagem de votos para eleger os membros do Conselho Tutelar em Fortaleza, uma nova apuração foi realizada na manhã do sábado,7, na Academia do Professor, no Centro de Fortaleza. Foram eleitos 60 conselheiros e 60 suplentes, totalizados 173.513 votos
O resultado antigo será anulado e a nova lista de eleitos e suplentes será publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 9, de acordo com o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Marcos Maia.
As eleições foram realizadas no último domingo, 1°, no entanto, foi identificado que a plataforma de apuração desconsiderou as casas centesimais dos votos dos candidatos. Por este motivo, uma única pessoa só conseguiria receber até 99 votos em uma urna eleitoral.
Este ano, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, juntamente à Justiça Eleitoral, autorizou, pela primeira vez, a utilização de urnas eletrônicas em todo o território nacional. O Boletim de Urna (BU) impresso pelo aparelho após a votação foi crucial para a verificação do erro. Os 474 BUs foram lidos na recontagem.
Membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) são os organizadores do processo eleitoral.
“A nossa urna eletrônica é maravilhosa. É importante que se ressalte que tudo o que aconteceu não foi porque houve erro nas urnas, houve erro na contagem dos votos”, explica a promotora de Justiça Antônia Lima, responsável por acompanhar os conselhos tutelares de Fortaleza.
Ela conta que um dos candidatos teve acesso aos boletins de urna disponibilizados na noite da votação e percebeu uma diferença entre o número de votos computados pelos aparelhos e o resultado final.
O candidato Wescley Sacramento, presente no momento da recontagem, afirmou que deu conta da discrepância entre os números e logo acionou o Comdica e o MPCE. “Se não fossem as urnas, a gente não tinha provado”, diz. Wescley, que já é conselheiro tutelar, foi reeleito. Na recontagem, ganhou 600 votos a mais e subiu 28 posições.
A eleição para conselheiros tutelares em Fortaleza terá recontagem dos votos, neste sábado (07/10), às 9h, na Academia do Professor, no Centro.
Foi identificado que o sistema de apuração de votos descartou as casas centesimais dos totais de votos dos candidatos. A situação está sendo corrigida.
Nesta última quinta-feira (05/10), foi realizada uma reunião do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), através da Comissão Especial do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de Fortaleza, responsável pelo processo, com participação da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi formalizado, e uma nova apuração será realizada para recontagem dos votos. A resolução anterior será revogada, e uma nova resolução será publicada no Diário Oficial do Município, detalhando como será o processo de recontagem dos votos.
Será utilizado um sistema do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), que fará a releitura dos boletins das urnas. O processo terá o apoio do MPCE, com a presença de representantes no local. Os candidatos também poderão acompanhar a recontagem na Academia do Professor.
Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) estão com inscrições abertas e gratuitas a partir desta quinta-feira (05), em 17 municípios do interior. As aulas têm início no dia 09 e serão realizadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) participantes. Todos os alunos aprovados recebem certificação.
Ao todo são 1.023 vagas distribuídas nos CVTs do interior, com aulas presenciais e carga horária de 164h. Os cursos serão realizados nos municípios de Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Granja, Horizonte, Iguatu, Itaiçaba, Ipu, Jucás, Limoeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito e Viçosa do Ceará. Para ingresso nos cursos, o aluno deve se dirigir à sede de um dos CVTs das cidades listadas, portando documentação completa e comprovante de cadastro dos programas sociais, para quem possui o cadastro. Todos os alunos aprovados recebem certificado.
Diversas áreas de atuação compõem a grade curricular dos cursos como: Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Infraestrutura, entre outros.
Os cursos do Centec priorizam pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos requisitos de escolaridade mínima exigidos por cada curso. As aulas são ministradas por professores da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), mantidos pela Secitece por meio do Instituto Centec.
O prefeito José Sarto assinou, nesta quarta-feira (04/10), a ordem de serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Residencial Yolanda Queiroz. O novo equipamento terá três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para acolher a população que reside nas proximidades do bairro Edson Queiroz e seu entorno. Como destacou Sarto, a construção faz parte do pacote de investimentos da saúde, anunciado no mês de abril.
“Estamos assinando a ordem de serviço para um posto de saúde que será totalmente climatizado e onde teremos três equipes de saúde da família, se adequando às necessidades do Residencial e do seu entorno. Isso faz parte do nosso pacote de requalificação, que irá construir 16 novas unidades, além de contar com as carretas, que são seis unidades móveis. Já recebemos três e mais três estão a caminho. Além disso, inauguramos três Farmácias Polo e agora contamos com a telemedicina, com a disponibilidade virtual dos resultados de exames e também com os Tuk-Tuks dos Remédios”, defendeu o prefeito Sarto.
Adriana Sousa, moradora do Residencial Yolanda Queiroz, celebrou a assinatura de construção do novo posto
O projeto prevê a construção de um posto de saúde com cerca de 375 metros quadrados de área construída, com sala de espera, triagem, além de consultório para prevenção ginecológica e odontologia. O equipamento contará, ainda, com sala de vacinação, coleta, curativo, esterilização, sala de observação, setor administrativo, almoxarifado, dentre outros novos espaços que vão auxiliar os profissionais da saúde.
“Essa comunidade está sendo beneficiada com uma estrutura nova de saúde, que deverá trazer todo o serviço de atenção primária: farmácia, saúde da família e exames. Nosso objetivo é esse, levar a todas as comunidades, até as mais distantes, a qualificação de atendimento. Hoje nós estamos com 80% de cobertura de atenção primária, e vamos avançar ainda mais”, defendeu o secretário da saúde Galeno Taumaturgo.
Com investimento de R$ 1,4 milhão, as obras terão prazo de execução de 7 meses e serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura, comentou que, além do posto, o Residencial irá receber outras melhorias. “A Prefeitura está chegando com força aqui na comunidade, com um posto de saúde novo. Aqui do lado, tem também uma Areninha, que foi feita pelo Governo do Estado. Nós iremos fazer todo o entorno dela, com academia de ginástica, área de lazer e playground, para todas as crianças terem acesso a esporte e também gerar emprego e renda para a comunidade”.
Adriana Sousa, moradora do Residencial Yolanda Queiroz, celebrou a assinatura de construção do novo posto de saúde. “Muito bom, pois a gente precisa se deslocar para muito longe para ter atendimento. Fiquei muito feliz e muitas pessoas aqui também. E é isso, a gente espera que venha coisas ainda melhores para a gente”.
Estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço os vereadores Luciano Girão, Robério Sampaio, Ana Aracapé, Cláudia Gomes, Marcelo Lemos, Wander Alencar, Dummar Ribeiro, Eulógio Neto e Heitor Holanda.
Pacote de investimentos na saúde da Capital
O novo posto de saúde que será construído no residencial Yolanda Queiroz faz parte do pacote de investimentos na saúde, anunciado pelo prefeito José Sarto em abril deste ano.
Estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 130 milhões, com objetivo de garantir mais qualidade e eficiência nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da rede municipal de saúde.
As obras estão ocorrendo em diferentes bairros da Capital, conforme o cronograma, e incluem reformas, requalificações, novos equipamentos e serviços. A expectativa é de conclusão até o fim de 2024.
Construção de 16 novos postos de saúde (três unidades em construção)
- Reforma de outros 96 postos (sete unidades entregues e outros 28 em obras)
- Reconstrução total de nove postos (três unidades em execução atualmente)
- Novos quatro Centros de Atenção Psicossocial- Caps (uma unidade entregue)
- Reestruturação das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gerenciadas pelo Município (intervenções já iniciadas)
- Implantação de nove farmácias polo (três unidades entregues)
- Chamamento de médicos para compor a Atenção Primária à Saúde (91 médicos convocados) + 63 profissionais empossados na Rede de Atenção Psicossocial (Raps)
- Avanços no App Mais Saúde (três novos serviços entregues)
- Telemedicina (primeira fase implantada)
- Programa Vem Saúde
• Tuk-Tuk dos remédios: seis triciclos elétricos (cada um pode carregar até 500 kg)
• Postos de saúde móveis: seis carretas / unidades móveis que ofertam todos os serviços da Atenção Primária
Fortaleza segue em destaque nacional quando o assunto é geração de emprego com carteira assinada. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a capital cearense é a 3ª capital do Brasil em geração de empregos formais, ficando atrás apenas de São Paulo (23.777) e do Rio de Janeiro (9.539). Os números são referentes ao mês de agosto de 2023 e mostram que Fortaleza alcançou um saldo de 5.209 postos de trabalho, entre admissões (30.305) e desligamentos (25.096). O resultado foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (02/10).
Do saldo global de empregos gerados no Ceará (10.932), Fortaleza foi o município que mais gerou empregos e respondeu por 47,6% das vagas. Outros municípios cearenses que também se destacaram no quesito saldo positivo de emprego foram os seguintes: Sobral (628), Juazeiro do Norte (525), Limoeiro do Norte (441) e Eusébio (434).
Segundo o prefeito José Sarto, a conquista reforça o trabalho que vem sendo realizado em Fortaleza. “Isso é resultado da criatividade e capacidade empreendedora da nossa gente, mas também demonstra nossos esforços para capacitar, incentivar a criação de novas empresas, oferecer incentivos fiscais e contribuir com um bom ambiente de negócios na nossa Cidade”, afirma ele.
Ainda de acordo com o Caged, Fortaleza segue no 1º lugar em estoque de vagas (682.904) e em 1º lugar no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste. Salvador (3.724) ficou em segundo e Manaus (3.702) em terceiro. O estado do Ceará, no saldo de empregos, ficou em 7º lugar dentre os estados do Brasil, e 3º dentre os estados do Nordeste.
"Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública do prefeito José Sarto, que é de apostar no pequeno empreendedor - que gera sete em cada 10 empregos - e apostar em qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo. É sempre um orgulho acompanhar o destaque da nossa cidade na geração de emprego e na criação de novas empresas. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste", pontua o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados consideram os trabalhadores com carteira assinada, isto é, não incluem os informais.
O governador Elmano de Freitas visitou, ontem, o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (SP). Junto ao ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, recebeu o resultado positivo para a implantação do novo campus do ITA no Ceará.
O relatório técnico, que vem sendo preparado desde agosto, aprovou a instalação do equipamento na área da base aérea da capital. A senadora da República, Augusta Brito, também participou do momento.
O governador Elmano de Freitas agradeceu os esforços do Governo Federal para a instalação de uma unidade do ITA em Fortaleza, o que vai mudar a realidade do Estado e de toda a Região Nordeste.
13h45 - Atlético de Madrid x Feyenoord - TNT e HBO Max 13h45 - Royal Antwerp x Shaktar Donetsk - Space e HBO Max 16h - Estrela Vermelha x Young Boys - HBO Max
A Prefeitura de Fortaleza entregou, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), novas melhorias habitacionais na comunidade do Serviluz, localizada no grande Vicente Pinzón (Regional 2). De acordo com a Coordenadoria de Regularização Fundiária 70 banheiros foram reformados ou construídos nestas últimas semanas, gerando mais segurança, salubridade e acessibilidade para famílias vulneráveis da área.
O secretário Carlos Kleber, que visitou a região nesta quarta-feira, explica os serviços que foram executados. “Colocamos piso, revestimento, vaso sanitário, descarga, pia, barras de apoio e em alguns até a caixa d'água. São mais de R$ 8 milhões investidos nessas ações para levar mais saúde, comodidade e conforto, afinal algumas dessas famílias nem banheiro tinham. Somente nessa área quase 400 famílias foram contempladas”, observou.
A moradora Sheila Vital falou da alegria de receber o benefício. “Estou feliz com meu banheiro, pois foi colocado piso, vaso, pia e barra que é muito importante para a minha segurança e da minha irmã que tem necessidade especial”.
Os trabalhos seguem na região, uma vez que as equipes estão realizando o preenchimento de novos cadastros e a revalidação de documento de moradores. Aliás, a poligonal de atuação foi ampliada e agora famílias que moram entre as ruas Leite Barbosa, Ismael Pordeus, Ponta Mar e Brisa do Mar também poderão ser contempladas com os serviços.
O benefício é voltado para famílias que tenham a casa própria, renda familiar de até 3 salários mínimos e o banheiro deve estar no pavimento térreo. A atualização cadastral está sendo realizada de segunda a quinta-feira e a meta é levar melhorias habitacionais a 1.181 famílias daquela região da cidade.
A Prefeitura de Fortaleza segue, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), com novos cadastros e revalidação de documento de moradores que serão beneficiados com serviços de melhorias habitacionais na comunidade do Serviluz (Regional 2). As ações estão sendo executadas por dez equipes, e a expectativa é finalizar a reforma de 60 banheiros ainda nesta semana. Quase 400 famílias foram contempladas com essa iniciativa, que gera mais segurança, salubridade e acessibilidade.
Os trabalhos foram ampliados para mais áreas da comunidade, que englobam as Ruas Leite Barbosa, Ismael Pordeus, Ponta Mar e Brisa do Mar. Em razão da ampliação, a equipe técnica da Habitafor está revisitando as casas para atualizar os cadastros e identificar as necessidades de cada residência, seguindo os critérios básicos de a casa ser própria, a intervenção em pavimento térreo e a renda familiar de até três salários mínimos.
A atualização cadastral está sendo realizada de segunda a quinta-feira pela equipe da Secretaria. “Até o fim do ano, queremos finalizar todos os cadastros, para que, em abril do ano que vem, o trabalho seja concluído. A meta é levar melhorias habitacionais a 1.181 famílias daquela região da cidade”, projeta a engenheira da Habitafor, Mariana Sales.
Mais
As melhorias habitacionais são intervenções que focam, principalmente, no reparo e/ou construção de banheiros. Na oportunidade, a família beneficiária recebe kits sanitários com chuveiro, lavatório, vaso, revestimento e piso cerâmico, além de barras de apoio e caixa d’água. Os beneficiários têm as casas interligadas à rede de saneamento básico daquela região.