Postagem em destaque

30 de mai. de 2026

Prefeitura de Mombaça inaugura novo espaço da Sala do Empreendedor e fortalece apoio ao empreendedorismo local. Confira


A Prefeitura de Mombaça realizou a inauguração do novo espaço da Sala do Empreendedor Antônio  Alexandre Sabino Vieira, um ambiente planejado para oferecer mais conforto, acolhimento e suporte aos empreendedores do município.

O momento contou com a participação do prefeito Orlando Filho, que destacou a importância do investimento como incentivo ao desenvolvimento econômico local e ao fortalecimento dos pequenos negócios em Mombaça.

A iniciativa representa mais um importante avanço na ampliação do acesso a serviços, orientações e incentivos voltados aos empreendedores, promovendo mais oportunidades para quem deseja investir, crescer e gerar renda no município.

O novo espaço foi estruturado para proporcionar um atendimento mais eficiente e humanizado, auxiliando microempreendedores individuais (MEIs), empresários e futuros empreendedores em demandas como formalização de negócios, capacitações, emissão de documentos, orientações empresariais e acesso a oportunidades de crescimento.

A inauguração também reuniu autoridades municipais, representantes de instituições parceiras e membros da comunidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com a geração de emprego, renda e o fortalecimento da economia local.

A gestão do prefeito Orlando Filho segue investindo em ações que impulsionam o empreendedorismo, promovem desenvolvimento e ampliam oportunidades para a população mombacense.

23 de mai. de 2026

Prefeito Orlando Filho recebe nova viatura para reforçar a Guarda Municipal de Mombaça. Confira

O município de Mombaça segue avançando nos investimentos voltados à segurança pública. Nesta semana, o prefeito Orlando Filho recebeu, das mãos do governador do Ceará, Elmano de Freitas, uma nova viatura destinada à Guarda Municipal, reforçando a estrutura de proteção e cuidado com a população mombacense.

O novo veículo chega para ampliar a atuação da Guarda Municipal, proporcionando melhores condições de trabalho aos agentes e fortalecendo as ações de segurança no município.

Durante a entrega, o prefeito Orlando Filho destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a gestão municipal, ressaltando os benefícios que têm chegado a Mombaça por meio do diálogo e da união de esforços.

“Esse é mais um importante reforço para a segurança do nosso povo. Seguimos trabalhando para garantir mais proteção, melhores condições de trabalho para nossa Guarda Municipal e mais tranquilidade para a população de Mombaça”, destacou o prefeito.

Orlando Filho também agradeceu ao governador Elmano de Freitas pelo compromisso com o município e ao deputado estadual Salmito Filho pela parceria e apoio na busca por benefícios para Mombaça.

A nova viatura representa mais um avanço para a segurança pública municipal, reafirmando o compromisso da gestão em investir em ações que garantam mais qualidade de vida e proteção aos cidadãos.

22 de mai. de 2026

Médico e líder político Raimundo Macedo será agraciado com a Medalha 13 de Maio pela Alece. Confira

       O médico e líder político no Cariri, Raimundo Macedo, o Raimundão, vai ser agraciado com a Medalha Plenário 13 de Maio. A informação foi transmitida pelo seu filho e deputado estadual Davi de Raimundão, acrescentando que a honraria será entregue às 19 horas da próxima sexta-feira, dia 22 de maio, na Assembleia Legislativa. A sessão vai ser coordenada pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, homenageando pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade

     Segundo Davi de Raimundão, também vão ser agraciados o desembargador Abelardo Benevides Moraes, o senador Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas, o ex-deputado estadual Eudoro Santana, o empresário Manoel Cardoso Linhares, além da professora e escritora Socorro Acioli. Conforme lembrou, o seu pai Raimundão já foi vice-prefeito de Juazeiro, deputado estadual por quatro mandatos, duas vezes prefeito de Juazeiro e deputado federal.


Fonte: Marcos Valério 

18 de mai. de 2026

Alece abre inscrições para curso on-line e gratuito de Preparação para o Mundo do Trabalho. Confira


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Programa Alcance, está com inscrições abertas para o curso on-line Preparação para o Mundo do Trabalho (PPMT). A formação é gratuita e destinada a jovens e adultos interessados em desenvolver habilidades e competências essenciais para ingressar no mercado profissional.


Com carga horária de 40 horas/aula, o curso é ofertado na modalidade de ensino a distância (EaD) e integra o eixo Alcance Profissionalizante, iniciativa da Alece voltada à qualificação e preparação profissional da população cearense. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma Alcance Virtual, sem exigência de pré-requisitos.


Em 2026, a Alece promoveu uma atualização pedagógica nos cursos profissionalizantes do Programa Alcance, com foco na reorganização da carga horária, alinhamento dos conteúdos e ampliação das atividades práticas. A proposta é oferecer uma formação mais dinâmica, atualizada e conectada às demandas do mercado de trabalho.


O curso é ofertado no formato de autoaprendizagem, permitindo que cada participante organize sua rotina de estudos. O conteúdo programático está dividido em quatro módulos: Entendendo o Mundo do Trabalho; Ações Estratégicas para Ingressar no Mundo do Trabalho; Processo Seletivo para o Mercado de Trabalho; e Cidadania e Trabalho.


Durante a formação, os estudantes terão acesso a materiais didáticos digitais, videoaulas, exercícios virtuais e leituras complementares. Ao final, será aplicada uma atividade avaliativa em formato de quiz, requisito para emissão do certificado, disponibilizado automaticamente na plataforma após a aprovação.


Serviço:

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp do Programa Alcance: (85) 98125-7919.

📲 *Inscrições:* https://alcancevirtual.al.ce.gov.br/

5 de mai. de 2026

Deputado Davi de Raimundão destaca inaugurações de obras no Cariri e entrega de tablets. Confira

      O governador do Ceará Elmano de Freitas retornou ao Cariri na tarde desta segunda-feira para inaugurar obras e entregar mais tablets. O deputado estadual Davi de Raimundão elogiou as iniciativas citando as entregas de mais 102 tablets para alunos do Ensino Médio de Abaiara e 209 em Jati. Para ele um importante apoio ao processo de aprendizagem dos jovens cearenses. Recentemente, Davi acompanhou Elmano ao entregar 800 tablets para alunos em Potengi, Campos Sales e Araripe.


      O deputado chamou a atenção para o fato de já serem mais de 290 mil tablets entregues no Ceará. Ainda nesta segunda-feira o governador inaugurou o Centro de Educação Infantil Auzenir Ferreira de Sousa com capacidade para atender 208 crianças em Jati num investimento superior a R$ 2 milhões. Davi de Raimundão também citou a entrega da Areninha no Distrito de Carnaúba na zona rural de Jati, que custou R$ 359 mil aos cofres do estado.


Fonte: Marcos Valério