Postagem em destaque

29 de nov. de 2021

TSE faz ação para incentivar jovens a engajar na vida política

Mais estímulo para a garotada se engajar na vida política do País: a Justiça Eleitoral promove, a partir desta segunda-feira, a Semana do Jovem Eleitor.  A mobilização, que acontece até o próximo dia 3 de dezembro,  tem como objetivo incentivar os adolescentes de 16 e 17 anos a votar e exercer a cidadania escolhendo os representantes políticos nas Eleições 2022.  

De acordo com o artigo 14, da Constituição Federal, o voto é facultativo para essa faixa etária, sendo obrigatório a partir dos 18 anos. A Constituição também define o voto como um direito de igual valor para todas e todos. Ou seja, votar é um ato de cidadania, e estimular o exercício da cidadania é uma das missões da Justiça Eleitoral. 

O TSE abre os caminhos e destaca que, para emissão do título, é um ato simples, rápido e gratuito. O interessado basta acessar o sistema TítuloNet, utilizando computador, tablet ou celular, e depois selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor”. 

O TSE alerta que, além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto. 

Segundo, ainda, o TSE,  é necessário, por último,  juntar um comprovante de residência. As imagens devem estar totalmente legíveis para serem aceitas pela Justiça Eleitoral. É louvável e digna de destaque a mobilização que a Justiça Eleitoral realiza para ampliar o número de jovens eleitores. 


Nenhum comentário: