A Manometria Esofágica tem como objetivo ajudar o seu médico no diagnóstico de doenças do esôfago (distúrbios motores), além de auxiliar no posicionamento do cateter de pHmetria e impedanciometria esofágicas. O exame é simples, rápido e permite a avaliação funcional do esôfago, incluindo a capacidade de progressão do bolo alimentar até o estômago (peristalse), a medida das pressões de repouso dos esfíncteres esofágicos superior e inferior, assim como o relaxamento dos mesmos. O médico usa uma sonda flexível, que apresenta sensores na extremidade para detectar as variações de pressão exercidas pela parede do esôfago e seus esfíncteres, sendo isso traduzido graficamente. O seu médico pode se referir à manometria esofágica com outro nome, como: eletromanometria esofágica.
O que acontece durante a manometria esofágica?
Inicialmente, você deverá estar de jejum (de pelo menos 6 horas). Não se utilizam sedativos como na endoscopia digestiva alta, pois estes podem interferir na musculatura esofágica, ocasionado erros diagnósticos. A sonda é introduzida pela narina previamente anestesiada até o interior do estômago, com você permanecendo sentado na maca. Antes de iniciar o exame, você é deitado e orientado a não ficar engolindo a saliva a todo instante. Em nenhum momento essa sonda vai ocasionar obstrução das vias aéreas, causando falta de ar. Há, no entanto, a sensação de corpo estranho na garganta (que constitui o maior desconforto do exame). A sonda, então, é retirada gradual e lentamente por uma enfermeira, sendo administrados 5ml de água filtrada a cada 30 segundos, visando avaliar o relaxamento esfincteriano, a peristalse e a coordenação entre as contrações dos músculos da faringe e o relaxamento esfincteriano. O estudo completo tem duração média de 20 minutos, na dependência principalmente do estado de tranquilidade do paciente. A tolerância ao exame é muito individual, observando-se que quanto mais relaxado melhor. A sua colaboração é fundamental para o sucesso da manometria.
O que acontece depois da Manometria Esofágica?
Como não se faz sedação, terminados os exames, você receberá um lanche leve e, em seguida, é liberado. Não há problemas em dirigir veículos ou ir embora sozinho.
Quais são as complicações possíveis da Manometria Esofágica?
As complicações relacionadas a tais exames são raras. Pode ocorrer irritação da garganta, sendo que você deve fazer gargarejo com água morna e sal ou chupar pastilhas anti-sépticas/analgésicas. Caso você não tenha feito o jejum recomendado ou o esvaziamento do seu estômago seja mais lento, durante a passagem da sonda, pode fazer ânsia e vomitar (com risco de aspiração do conteúdo gástrico para os pulmões).
Importante
As informações acima consistem em esclarecimentos gerais e não podem ser usadas para definir a conduta em casos específicos. É muito importante consultar o médico sobre suas condições particulares.
Procure o médico regularmente
Nenhum comentário:
Postar um comentário