O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida à Presidência com 44% das intenções de voto contra 32% de seu principal rival, o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada na madrugada desta quarta-feira (31/8). A diferença de 12 pontos entre os dois principais candidatos é a mesma das pesquisas anteriores, de 3 e 17 de agosto.
Confira os destaques da pesquisa
- Lula tem 44% das intenções de voto no primeiro turno ante 32% de Bolsonaro. Ambos oscilaram 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior.
- Ciro Gomes oscila positivamente e volta a ter 8% das intenções de voto. Simone Tebet mantém-se estável, com 3%.
- No segundo turno, 48% dos eleitores de Ciro e 32% dos que declaram voto em Tebet defendem que seus candidatos apoiem Lula.
O que mudou?
O levantamento de intenção de voto no primeiro turno reflete uma enorme estabilidade. Esta é a primeira rodada da pesquisa Genial/Quaest realizada depois das entrevistas dos candidatos ao Jornal Nacional, o início da propaganda de rádio e TV e do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 para mais de 20 milhões de famílias.
A estabilidade acontece apesar da melhora da avaliação do governo, que nesta rodada atinge 30% dos eleitores atribuindo conceitos positivos (ótimo/bom) ao trabalho do mandatário. Por outro lado, a desaprovação, medida por notas ruim/péssimo, atinge seu menor patamar na série da pesquisa Genial/Quaest: 40% dos eleitores.
Já Ciro Gomes, do PDT, oscilou positivamente, voltando ao patamar de 8% dos votos no primeiro turno. Simone Tebet, do MDB, manteve-se estável, com 3%. Outros candidatos somam 2% das intenções de voto. Os indecisos atingem 6% e os eleitores que pretendem votar em branco, anular o voto ou não comparecer às urnas somam 5%.
![Pesquisa Genial/Quaest do dia 30/8](https://images-jota-info.cdn.ampproject.org/ii/AW/s/images.jota.info/wp-content/uploads/2022/08/captura-de-tela-2022-08-30-as-23-13-33.png)
A pesquisa foi concluída no último domingo (28/8). Portanto, não captura eventual movimentação na intenção de voto dos candidatos em decorrência do primeiro debate presidencial, realizado na Band em parceria com a TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo.
Voto já definido
Perguntados se seus votos são definitivos, 76% dos eleitores de Lula e 75% dos de Bolsonaro disseram que não pretendem mudar suas decisões. Já entre os eleitores dos demais candidatos, apenas 35% disseram que os seus votos são definitivos.
Segundo turno
A simulação de segundo turno também reflete estabilidade. Há três rodadas Lula registra 51% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro oscila entre 37% e 38%. Perguntados sobre quem seu candidato deveria apoiar em um eventual segundo turno, 48% dos eleitores de Ciro defenderam apoio a Lula, contra 20% que preferem Bolsonaro e outros 25% que não querem nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, 32% preferem Lula, 16% Bolsonaro e 44% nenhum. Entre os que votam em outros candidatos, o apoio a Lula é defendido por 26%, enquanto 45% preferem Bolsonaro e 19% nenhum dos dois.
![Pesquisa Genial/Quaest do dia 30/8](https://images-jota-info.cdn.ampproject.org/ii/AW/s/images.jota.info/wp-content/uploads/2022/08/captura-de-tela-2022-08-30-as-23-13-53.png)
Expectativa de vitória de Lula
Independentemente da intenção de voto, 53% dos eleitores consultados na pesquisa dizem achar que Lula será eleito, enquanto 34% dizem que será Bolsonaro e 1%, Ciro Gomes.
Índice do medo
Perguntados sobre o que lhes causa mais medo: se a continuidade de Bolsonaro ou a volta do PT, 47% dos eleitores consultados na pesquisa dizem que a continuidade de Bolsonaro lhes causa mais medo, enquanto 39% dizem que é a volta do PT.
A pesquisa Genial/Quaest
A 16ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 25 e 28 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. A margem de erro informada pela pesquisa é de +/- 2 pontos percentuais e nível de confiança da pesquisa para a estimação da margem de erro de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00585/2022. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário