Postagem em destaque

16 de ago. de 2022

Quase metade dos vereadores da capital irão disputar vagas para o legislativo estadual e federal

Faltando menos de dois meses para o primeiro turno das eleições de 2022, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) já tem quase 50% do seu quadro concorrendo a mandatos no pleito deste ano. Até o momento, 20 vereadores confirmaram que vão disputar as eleições, sendo 9 para deputado federal e 11 para deputado estadual. Os outros parlamentares não pretendem concorrer aos cargos eletivos neste ano.

Para o cargo de deputado federal, com o objetivo de integrar a bancada cearense na Câmara dos Deputados, candidatam-se os seguintes vereadores: o vice-presidente da Câmara Municipal Adail Júnior (PDT), Enfermeira Ana Paula (PDT), Julio Brizzi (PDT), Cláudia Gomes (PSDB), Gabriel Aguiar (Psol), Julierme Sena (União Brasil), Priscilla Costa (PL) e Ronaldo Martins (Republicanos).

Já para deputado estadual, na intenção de conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, vão disputar o presidente da CMFor Antônio Henrique (PDT), Adriana Nossa Cara (Psol), Carmelo Neto (PL), Cônsul do Povo (PSDB), Danilo Lopes (Avante), Guilherme Sampaio (PT), Jorge Pinheiro (PSDB), Larissa Gaspar (PT) e Sargento Reginauro (União Brasil).

Dos suplentes de vereador, vão concorrer os seguintes parlamentares: Daniel Borges (Avante) e Dudu Diógenes (PL), que se lançam a deputado estadual, e Veríssimo Freitas (Republicanos), que tenta virar deputado federal.
No exercício do mandato, vereadores podem disputar outro cargo nas eleições gerais – aquelas em que são eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, como a deste ano – sem perder o mandato. O mesmo não ocorre, por exemplo, com os prefeitos, que teriam que se desincompatibilizar até abril deste ano para disputar outro cargo.

Nenhum comentário: