Faltando menos de dois meses para o primeiro turno das eleições de 2022, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) já tem quase 50% do seu quadro concorrendo a mandatos no pleito deste ano. Até o momento, 20 vereadores confirmaram que vão disputar as eleições, sendo 9 para deputado federal e 11 para deputado estadual. Os outros parlamentares não pretendem concorrer aos cargos eletivos neste ano.
Para o cargo de deputado federal, com o objetivo de integrar a bancada cearense na Câmara dos Deputados, candidatam-se os seguintes vereadores: o vice-presidente da Câmara Municipal Adail Júnior (PDT), Enfermeira Ana Paula (PDT), Julio Brizzi (PDT), Cláudia Gomes (PSDB), Gabriel Aguiar (Psol), Julierme Sena (União Brasil), Priscilla Costa (PL) e Ronaldo Martins (Republicanos).
Já para deputado estadual, na intenção de conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, vão disputar o presidente da CMFor Antônio Henrique (PDT), Adriana Nossa Cara (Psol), Carmelo Neto (PL), Cônsul do Povo (PSDB), Danilo Lopes (Avante), Guilherme Sampaio (PT), Jorge Pinheiro (PSDB), Larissa Gaspar (PT) e Sargento Reginauro (União Brasil).
Dos suplentes de vereador, vão concorrer os seguintes parlamentares: Daniel Borges (Avante) e Dudu Diógenes (PL), que se lançam a deputado estadual, e Veríssimo Freitas (Republicanos), que tenta virar deputado federal.
No exercício do mandato, vereadores podem disputar outro cargo nas eleições gerais – aquelas em que são eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, como a deste ano – sem perder o mandato. O mesmo não ocorre, por exemplo, com os prefeitos, que teriam que se desincompatibilizar até abril deste ano para disputar outro cargo.
Postagem em destaque
16 de ago. de 2022
Quase metade dos vereadores da capital irão disputar vagas para o legislativo estadual e federal
O Blog do Marcos Pinto é um espaço dedicado a discutir os principais assuntos políticos e sociais do momento. Aqui, você encontrará análises profundas e opiniões de especialistas sobre temas como direitos humanos, desigualdade social, políticas públicas, economia, educação, saúde, meio ambiente, esporte. Além disso, também abordaremos questões relacionadas ao feminismo, racismo, direitos LGBT e outros assuntos relevantes para a sociedade. Siga-nos...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário