Postagem em destaque

20 de set. de 2022

Bolsonaristas circulam vídeo FALSO de pesquisa IPEC


Circula nas redes sociais um vídeo falso com cenas do Jornal Nacional, da Rede Globo, no qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceria à frente numa pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada na segunda-feira passada (13). As cenas adulteradas mostram Bolsonaro liderando a disputa presidencial nas últimas quatro pesquisas do instituto, variando entre 44% e 46% das intenções de voto. Por outro lado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em segundo lugar, variando entre 32% e 31%. Na verdade, os gráficos foram manipulados e invertidos. No levantamento divulgado na semana passada, Lula aparece com 46% e supera demais adversários, que somam 44%.

O vídeo, que contabiliza milhares de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) no Facebook, utiliza técnicas de edição de áudio e manipulação de imagens, para distorcer os dados. Na introdução da divulgação da pesquisa, há também a utilização de uma tecnologia conhecida como deep fake, manipulando a fala do apresentador Willian Bonner, como se ele dissesse o nome de Bolsonaro em vez de Lula, e vice-versa.

Do mesmo modo, o vídeo adulterado mostra Bolsonaro liderando a disputa no segundo turno, variando entre 50% e 53% das intenções de voto. Novamente, esses números se referem às intenções de voto em Lula. Já os índices supostamente alcançados pelo petista, variando entre 35% e 37%, são, na verdade, de Bolsonaro, de acordo com o Ipec.

Confira a imagem da pesquisa FALSA:

Confira a imagem da pesquisa VERDADEIRA:


Avaliação fake

Além das intenções de voto, o vídeo manipulado também mente sobre a avaliação do presidente. Nele, Bolsonaro é avaliado como “ótimo ou bom” para 45%. Na verdade, 45% é o índice de eleitores que consideram o atual governo “ruim ou péssimo”. Os 30% que avaliam o governo como “ótimo ou bom” foram transformados em “regular”, na manipulação. Do mesmo modo, Os 23% que consideram o governo como regular foram alterados como sendo ruim ou péssimo.

No vídeo fake, as linhas do gráfico que apresentam a avaliação do eleitorado sobre a maneira de governar de Bolsonaro também foram invertidas. Os 59% que “desaprovam” as maneiras de Bolsonaro se transformaram em “aprovam”. Em contrapartida, os 35% que “aprovam” aparecem como “desaprovam” nas imagens adulteradas, bem como na narração dos dados.

Desmentidos

A editoria Fato ou Fake, do portal g1, e o UOL Confere apontaram como falso o vídeo. Além disso, o Ipec divulgou nota afirmando que denunciou o material manipulado ao Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Ministério Público Eleitoral (MPE). O instituto espera, assim, a adoção de “medidas cabíveis” contra a disseminação das informações falsas.

“É falso o vídeo que circula em redes sociais e grupos de WhatsApp onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 46% das intenções de voto e o ex-presidente Lula, do PT, com 31%, segundo dados do Ipec e com imagens do Jornal Nacional, da TV Globo. Divulgada dia 12 de setembro, a pesquisa mostra o contrário: o ex-presidente Lula lidera a disputa, com 46% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 31%”, disse o Ipec.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: