Postagem em destaque

24 de set. de 2022

Conselho Federal (CFF) e Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRFCE) cumprem agenda com os 3 principais candidatos ao governo do Ceará


O CFF, representado pelos Conselheiros Federais Dr. Egberto Feitosa (efetivo) e Dr. José Nilson F. Gomes(Suplente) e o CRFCE representado por sua presidente Dra. Arlandia Nobre foram recebidos em audiência pelos três principais candidatos a Governador do Ceara neste mês de setembro. As audiências tiveram como objetivo levar ao futuro governador do estado as demandas da categoria farmacêutica cearense bem como as contribuições que as entidades e os profissionais podem dar para a melhoria da saúde pública no estado.
Questões como a melhoria salarial e implantação do PCCS dos atuais servidores, realização de concurso publico para provimento de diversos cargos vagos, inserção do farmaceutico nas UBS, CAPS, SAMU em parceria com os municípios, ampliar o Projeto Farmacias Vivas em parceria com os bancos públicos de fomento, fortalecendo inclusive a agricultura familiar, convocação dos concursados da PEFOCE e FUNSAÚDE, estes com reajuste e equiparação salarial às demais categorias de nível superior, integração da rede de farmacias privadas e laboratorios ao sistema publico, como estabelecimentos de saúde, de forma que possam auxiliar no atendimento à população, instituir a Frente Parlamentar Estadual de Assistencia Farmaceutica, reduzir impostos como o ICMS dos medicamentos basicos utilizados para doenças cronicas; adequar a legislação de abertura de Postos de Medicamentos à realidade atual, visando combater as irregularidades/ilegalidades existentes; regulamentação e implantação do Programa Farmácia Solidária (logística reversa), foram temas do encontro dos representantes da classe farmaceutica com os tres principais concorrentes ao palácio da Abolição, Capitão Wagner (UB), Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT). 
A ordem de visita foi de acordo com as agendas enviadas pelas assesorias dos candidatos, não havendo preferência a qualquer que seja.  “Sempre recebemos reclamações dos colegas e, neste sentido, tive a ideia de irmos juntos (CFF, CRFCE, Sinfarce) até os candidatos a Governador apresentar aos mesmos nossas reinvindicações, e não só as reinvindicações mas as nossas propostas de melhoria da saúde pública, no ambito farmaceutico, ao futuro governador. O próximo governador do Ceara, certamente terá uma visão diferenciada e de maior valorização da categoria farmacêutica após esses encontros iniciais. Cumpriremos, sempre, nossa obrigação legal de fiscalizar todos os setores mas somos entidades públicas que também devem uma contribuição de melhoria à sociedade, e o profissional farmacêutico é protagonista nesse aspecto. Estaremos atentos ao futuro governador cobrando os compromissos assumidos com essa cartilha que o entregamos”, relatou o Conselheiro Federal do Ceará Dr.Egberto Feitosa. “A cartilha que entregamos aos candidatos a governador é uma ferramenta útil para apresentar ideias e prioridades da categoria e do setor farmacêutico. Mais à frente, esse documento ajudará a sociedade a cobrar dos eleitos aquilo que se comprometeram”, ressaltou a presidente do CRFCE Arlandia Nobre
O Sindicato dos Farmacêuticos do Ceará (Sinfarce) foi convidado e esteve presente ao encontro com o Candidato Elmano de Freitas(PT).

Fonte: Asses. Com. CFF

Nenhum comentário: