Postagem em destaque

10 de nov. de 2022

"Não houve fraudes nas eleições", diz relatório do Ministério da Defesa

Ministério da Defesa encaminhou, ontem, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório da fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação (SEV) feito por técnicos das Forças Armadas. O resultado da análise das urnas eletrônicas e dos sistemas de totalização e transmissão de dados não aponta nenhuma inconformidade, tampouco põe em dúvida a lisura do processo eleitoral. Levanta, porém, hipotéticos problemas que poderiam ocorrer e que não puderam ser verificados na fase de testes por dificuldades de acesso a todas as versões do código-fonte

O relatório da Defesa foi prontamente respondido pelo TSE. Em nota assinada pelo presidente da Corte, Alexandre de Moraes, o documento "não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022" e que recebeu o trabalho dos técnicos com "satisfação". Sobre os riscos hipotéticos levantados pela auditoria dos militares, o ministro declarou que "as sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas".

"O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e que as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos", conclui a nota.


Nenhum comentário: