Postagem em destaque

11 de mai. de 2024

Inundações no RS devem permanecer por até 3 semanas. Confira

A projeção, baseada em dados de previsão de nível de água em Porto Alegre, é que as inundações possam durar pelo menos mais três semanas.

Pelos dados, no dia 22, o Guaíba ainda estaria acima do nível de inundação, ou seja, acima de três metros. “Se lá (Porto Alegre) ainda estará alto, aqui (região sul) a situação de alagamento deve seguir por mais tempo”, confirma.

O vento nordeste é predominante na região, mas quando se aproxima o inverno, o vento sudoeste começa a ser mais presente. 

A professora do Instituto de Oceanografia da FURG, Elisa Fernandes relata que o IPH fornece a previsão das descargas dos rios para os próximos dez dias. “O desague deve ser mais forte neste período, mas poderá ocorrer por mais tempo. Por exemplo, na enchente do ano passado, que não foi nem perto do que está ocorrendo a Lagoa levou mais de um mês para voltar ao normal”, lembra.

Ela projeta ao menos 30 dias, a partir de hoje para que o sistema retorne ao seu funcionamento normal. O escoamento de praticamente todos os rios do Estado se dá pela Lagoa dos Patos. Eles convergem todos para o Guaíba e o único caminho para chegar ao Oceano é a Lagoa.

Com a previsão de chuva de 100 milímetros para o Norte do Estado, muita água deverá chegar o Guaíba e consequentemente ao sul do Estado.

Nenhum comentário: