O objetivo principal da campanha é manter o calendário de vacinação atualizado e evitar que doenças que, anteriormente já haviam sido erradicadas, voltem a aparecer no país. Nesse contexto, o público alvo da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Nos postos, as crianças podem encontrar 14 vacinas como BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e, também, HPV, somente para meninas entre 9 e 14 anos de idade.
Já os adolescentes, a vacinação ocorre com imunizantes como ACWY, Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Bacteriana – Difteria e Tétano e, também, HPV, ofertada para meninos de 11 a 14 anos.
Para receber as doses das vacinas, é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto, cartão de vacinação e o cartão do SUS. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até maio deste ano, Fortaleza seguia com 71% de cobertura média das principais vacinas ofertadas do calendário vacinal para crianças.
É válido destacar que é possível acessar o cartão de vacinação pelo aplicativo Mias Saúde Fortaleza. Na aba “Vacinação”, é possível acessar quais as últimas vacinas aplicadas e quais estão pendentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário